Dicas e Cuidados com seu veículo

Created on 17.07.2014 14:54:35
Dicas e Cuidados com seu veículo

Óleo, o sangue nas veias do motor

O óleo é responsável por refrigerar, limpar e lubrificar o coração do seu veículo. Por isso, o ideal é checar o manual do carro (sim, ele pode ser bem útil!), pois cada automóvel possui uma especificação diferente. Geralmente, o prazo para troca de óleo fica entre 10 mil e 15 mil quilômetros. Fique de olho sempre ao mostrador do painel e também à data que deverá ser feita a próxima troca de óleo.

Algo importante de saber é que não se olha o nível do óleo com o motor quente. É preciso que o carro esteja desligado há no mínimo 10 minutos antes da checagem.

Pressão dos pneus

Andar com os pneus calibrados é uma questão de segurança e também econômica. Mantê-los com a pressão certa pode impedir o superaquecimento, que gera desgaste e riscos de acidentes. Ele também pode diminuir significativamente o consumo de combustível. Mais uma vez, recorra ao manual para saber qual a pressão ideal dos pneus para o seu carro.

Manutenção de componentes do motor

Manutenções que não precisam ser feitas rotineiramente são muitas vezes esquecidas, mas são também importantíssimas. Trocar as velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e até o carburador dentro do período recomendado por implicar em um consumo até 25% mais elevado, além de desgastes excessivos nesses componentes, que por consequência podem oferecer risco de segurança.

Em média, a troca das velas deve ser feita a cada 20 mil quilômetros, o filtro de ar a cada 15 mil, o de combustível a cada 10 mil, o filtro de óleo junto com o óleo do motor e o carburador a cada 80 mil quilômetros.

Giro do motor na medida certa

Parece básico demais, mas vale o toque. Dirigir ultrapassando a marca vermelha do conta-giros, forçando a marcha ao máximo, ou fazer o contrário e dirigir com o giro muito baixo, como 50km/h em quinta marcha, pode causar desgaste do motor e da transmissão. No caso de giros altos, o consumo de combustível também eleva.